COMDEMA ANUNCIA VENCEDORES DO PRÊMIO DESTAQUE AMBIENTAL 2020
O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba (COMDEMA) anuncia os vencedores do Prêmio Destaque Ambiental, edição de 2020. A entrega dos prêmios está prevista para 16 de abril.
A 20ª. edição do prêmio demonstrou que mesmo diante de uma pandemia sem precedentes, a preocupação como o meio ambiente é uma constante em Piracicaba, comenta Iraci Honda, presidente do Comdema. Os projetos vencedores reforçam a evolução da consciência ambiental nos mais diversos segmentos, com destaque para preservação do meio ambiente por meio da gestão empresarial, do voluntariado, da cidadania e da educação”.
A realização do prêmio contou com o apoio da Acipi- Associação Comercial e Industrial de Piracicaba; EIAS Consultorias Ambientais e PIRA 21 – Piracicaba Realizando o Futuro.
A seguir, um breve resumo dos projetos vencedores:
Vencedores de 2020:
Categoria Cidadão: Prof. Dr. Demóstenes Ferreira da Silva Filho / Contribuição destacada à cobertura urbana de Piracicaba
A outorga do prêmio Destaque Ambiental ao Prof. Dr. Demóstenes Ferreira da Silva Filho representa o reconhecimento de sua inestimável contribuição ao município, à silvicultura urbana e à comunidade acadêmica decorrente de sua ampla experiência em ferramentas de diagnóstico de árvores e destacado trabalho científico desenvolvido como professor livre docente na USP e coordenador de diversos cursos na área de silvicultura urbana na ESALQ/USP. Em seu Currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: silvicultura urbana, desenho florestal urbano, florestas urbanas, arborização urbana, áreas de lazer, desenvolvimento urbano, paisagismo, videografia multiespectral, gestão da arborização urbana, manejo florestal urbano e tomografia de impulso para avaliação do risco de queda de árvores.
Categoria Empresa: Hyundai Motor Brasil / Projeto: Sustentabilidade nos processos produtivos
Alinhada às diretrizes globais da sustentabilidade, a empresa avalia oportunidades para a otimização com o viés ambiental em cada ponto do processo produtivo em Piracicaba. O comprometimento com a melhoria dos processos existentes, redução de custos e alcance das metas da empresa, incluem a redução do impacto ambiental de suas operações. Este é o desafio diário de seus colaboradores permeado pelos departamentos e setores da organização. Entre os diversos projetos realizados nas áreas de logística, estamparia, pintura, montagem de manutenção, vcp (faturamento de veículos) e utilidades, destaca-se o projeto Aterro Zero, responsável por zerar, em pouco mais de cinco anos de produção, o envio de resíduos a aterros sanitários, por meio da conscientização da área operacional para a identificação e ampliação da segregação de cada tipo de resíduo gerado nos postos de trabalho. O conjunto de projetos ambientais desenvolvidos pela Hyundai geraram redução no consumo de água, de gás, de energia, na geração de resíduos e no desperdício de aço.
.Categoria Terceiro Setor: APERP – Associação dos Pescadores Esportivos do Rio Piracicaba e Afluentes / Projeto: Retirada de Pneus para despoluir o Rio Piracicaba
Com o objetivo de despoluir a água e conscientizar os moradores da necessidade de preservação do Rio Piracicaba, foi desenvolvido pela Aperp um projeto de educação ambiental para tratar do descarte incorreto pneus, que são jogados tanto por empresas como pela população em geral. Em função de grande quantidade, foi necessária a realização de um arrastão, que retirou do fundo do rio 613 pneus. A entidade conta com dez associados, que utilizam seus próprios recursos para promover a educação ambiental e a defesa do meio ambiente. A associação promove arrastões anuais, plantios e solturas de alevinos no rio Piracicaba.
Categoria Instituição de Ensino: Colégio Salesiano Dom Bosco São Mário / Projeto: Reciclagem – Jogos Ambientais
As aulas de educação ambiental estimulam os alunos a utilizar a natureza e identificar os conceitos ambientais em seu cotidiano, interagindo com eles de forma crítica e reflexiva, possibilitando assim, uma vida mais dinâmica e saudável em todos os âmbitos ambientais. Para compartilhar o conhecimento construído pelos estudantes aos demais membros da comunidade escolar, foi organizado o projeto “Jogos Ambientais” envolvendo todos os anos do Fundamental e seus respectivos pais/responsáveis e demais familiares, despertando o espírito de cooperação juntamente com a conscientização ambiental. Os alunos apontaram a necessidade de lixeiras identificadas para a separação dos lixos recicláveis pelo colégio e para arrecadar verba para a aquisição das novas lixeiras, foi desenvolvido uma gincana, na qual os participantes representaram os grupos de resíduos da coleta seletiva: equipe metal, equipe vidro, equipe plástico e equipe papel. Os estudantes mobilizaram os familiares, vizinhos e toda a comunidade para coletar materiais recicláveis, orientando na separação correta do lixo, assim como seu armazenamento adequado. O resultado dessa ação foi uma comunidade escolar mais unida, colaborativa, preocupada com o meio ambiente.