Projeto: Concurso Cultural de Desenho, Redação e Poesia
Projeto: Concurso Cultural de Desenho, Redação e Poesia
“DIFERENÇAS”
Em virtude dos ótimos resultados obtidos na última edição do Concurso Cultural, a OJI PAPÉIS ESPECIAIS, em parceria com a OSCIP PIRA21 e o GOLP (Grupo Oficina Literária de Piracicaba), realizarão a V edição o Concurso Cultural de Desenho, Redação e Poesia, com o tema DIFERENÇAS, dirigido aos estudantes do ensino fundamental (do 1º ao 9º ano).
· Objetivo geral
A V edição do Concurso Cultural de Desenho, Redação e Poesia chega com o objetivo de promover a reflexão e o inquietamento em crianças e adolescentes da rede pública de ensino a respeito dos valores humanos, despertando a valorização às diferenças como aspecto natural e essencial à vida no planeta.
· Objetivos específicos
ü Refletir sobre as diferenças
ü O respeito entre as pessoas
ü Despertar o sentimento de que ser diferente é que é normal
ü Destacar que o ser humano é uma das criações do Planeta Terra, que sempre buscou diversificar suas espécies;
ü Promover a reflexão sobre aspectos centrais sobre o tema;
ü Despertar o respeito mútuo;
ü Conceitos de comunidade e respeito às pessoas;
ü Sensibilizar os educadores no sentido de planejar suas ações pedagógicas, focando a importância da dimensão do tema para o desenvolvimento dos estudantes e da sociedade.
ü
· Razão para escolha do tema
Se existe algo que torna todo ser humano igual ao outro são as diferenças. Desde o surgimento da raça humana, elas sempre estiveram presentes, afinal, fazemos parte da criação de um planeta que sempre buscou diversificar suas espécies, inclusive entre elas mesmas. Em uma plantação de Jatobás ou Paineiras, por exemplo, todas as árvores são da mesma espécie, mas cada uma com seus desenhos, folhas, tamanhos e modo de ser. O mesmo acontece entre répteis, anfíbios, aves, mamíferos, e por que não seria assim com o ser humano? Somos todos diferentes e é isso que nos torna iguais: alto, baixo, gordo, magro, branco, negro, índio, extrovertido, retraído, católico, protestante, hétero ou homossexual. Não aceitar as diferenças é não aceitar o ser humano. É negar a própria vida.
Público alvo
Estudantes das escolas públicas, devidamente matriculados de acordo com as três categorias, a saber:
ü Categoria 1 (Desenho): alunos da etapa inicial, 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental
ü Categoria 2 (Redação/Poesia): alunos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental
ü Categoria 3 (Redação/Poesia): alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental
· Prêmios
ü Categoria 1 (Desenho – 1º ao 3º ano):
o 1º. Lugar: Tablet Versão Kids
o 2º. Lugar: Tablet Versão Kids
ü Categoria 2 (Redação/Poesia – 6º e 7º ano):
o 1º. Lugar: Notebook
o 2º. Lugar: Tablet
ü Categoria 3 (Redação/Poesia – 8º e 9º ano):
o 1º. Lugar: Notebook
o 2º. Lugar: Tablet
· Prêmios para Docentes
ü Categoria 1 (Desenho): 1º. Lugar: Tablet
ü Categoria 2 (Redação e Poesia): 1º. Lugar: Tablet
ü Categoria 3 (Redação e Poesia): 1º. Lugar: Tablet
· Envolvimento das escolas
Serão convidadas as escolas municipais e estaduais do município. As escolas públicas serão envolvidas por meio da Secretaria da Educação e Diretoria Regional de Ensino. A organização e a inscrição dos trabalhos serão de responsabilidade das escolas participantes.
· Material para as escolas
Cada escola receberá:
a. Email Marketing do Concurso Cultural
b. Cartaz para divulgação
c. Folhas de desenho e texto
· Comissão Avaliadora
OJI PAPÉIS ESPECIAIS, GOLP e Pira 21. Também poderá ser convidado algum profissional da área de desenho ou texto para compor a comissão.
· Local de Entrega dos Trabalhos
Diretoria de Ensino de Piracicaba
R. Dr. João Sampaio, 666 – São Dimas, Piracicaba – SP, 13416-383, aos cuidados de Iara Bottan.
· Cerimônia de Premiação
Cerimônia de entrega dos prêmios: OJI PAPÉIS ESPECIAIS
· Divulgação
Press-release para a imprensa e divulgação nos sites da OJI PAPÉIS ESPECIAIS, Oscip Pira 21 e nos programas da Rádio Educativa, Pira 21 e Pensando Educação.
· Idealizadores do projeto
OJI PAPÉIS ESPECIAIS, Oscip Pira 21 e GOLP.
Maio: Definição do tema
Maio/Junho – Definição do conteúdo a ser trabalhado
Junho/Julho – Elaboração da cartilha do Concurso e aprovação das artes
11/08 – Capacitação dos professores
14/08 – Divulgação para os alunos – Início dos trabalhos
22/09 – Finalização dos trabalhos e envio para a Diretoria de Ensino
26/09 – Envio dos trabalhos para a OJI
27/09 a 29/09 – Avaliação dos Voluntários
02/10 a 16/10 – Avaliação GOLP
17/10 a 30/10 – Avaliação Pira 21
31/10 – Reunião para definição do vencedor
01/11 – Anúncio dos ganhadores
22/11 – Evento de premiação
OBS: Este cronograma poderá sofrer alterações, para isso, todas as partes serão informadas.
Fontes de investigação
www.ojipapeis.com.br