Parceria entre os três setores
O projeto Beira-Rio surgiu do poder público municipal e foi incorporado à Agenda 21 local. Uma de suas premissas é valorizar a orla urbana do Rio Piracicaba, com critérios sustentáveis para a relação homem-ambiente-cultura, fazendo com que a urbanização e seus efeitos se equilibrem com as possibilidades oferecidas pelos recursos naturais com adequação ambiental de acordo com as condições urbanísticas e paisagísticas do local.
A execução do projeto contemplou a recomposição da vegetação ciliar da margem esquerda do rio, prevalência do pedestre, a manutenção dos usos consolidados e o dado cultural como elemento definidor.
A realização do Projeto Beira-Rio é um sonho antigo dos piracicabanos e a história propiciou um momento de união entre a Prefeitura do Município de Piracicaba, Petrobras e Pira 21.
ETAPAS DO PROJETO BEIRA-RIO
As obras decorrentes do projeto Beira–Rio proporcionaram melhorias urbanísticas e ambientais em uma área pública altamente relevante, pois trata-se do mais importante polo turístico do município. Sua execução permitiu o resgate histórico, cultural e social, com impacto positivo ambiental proporcionado pela recuperação da orla do Rio Piracicaba.
1. ETAPA – Requalificação do Largo da Rua do Porto Inaugurada em dezembro de 2004, as obras foram patrocinadas pela Petrobras, que contribuiu com R$ 4 milhões. A Oscip Pira 21 foi responsável pela gestão financeira do projeto, executado em parceria com a Prefeitura Municipal.
2. ETAPA – Requalificação do Largo dos Pescadores Inaugurada em agosto de 2008, compreende a Avenida Beira Rio, no trecho entre o Calçadão da Rua do Porto e a Rua São José. As obras tiveram o patrocínio da Petrobras, totalizando R$ 2 milhões, com a contrapartida de R$ 575 mil da Prefeitura. Assim como ocorreu na primeira etapa, a Oscip Pira 21 foi responsável pela gestão financeira da contribuição da Petrobras e a execução ficou a cargo da Prefeitura Municipal
3. ETAPA – Requalificação do Trecho Ponte Pênsil e Museu da Água Etapa 3A – Inaugurada em agosto de 2012, situa-se entre a Rua São José e a Ponte do Mirante licitado pela Prefeitura Municipal e executado com aporte próprio. Etapa 3B – Corresponde ao trecho entre as proximidades da Ponte Pênsil e a Ponte do Mirante, onde situa-se o salto do Rio Piracicaba, incluindo a Avenida Beira Rio e a margem esquerda do referido rio. Esta etapa contou com o financiamento da Petrobras, da ordem de R$ 2 milhões, gestão financeira da Oscip Pira 21 e execução da Prefeitura Municipal.